Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DATA ANALYTICS E BUSINESS INTELLIGENCE APLICADOS NO DESENVOLVIMENTO DE UM DASHBOARD PARA CAPTAÇÃO DE CLIENTES EM UMA EMPRESA DE INVESTIMENTOS: UM ESTUDO DE CASO
Autor(es): GEAM PIERO JOSE CALANDRIELLO MORALES
JULIA CARBALLO BLANCO
Colaborador(es): GUSTAVO COSTA GOMES MOREIRA - Orientador
LUIZ EDUARDO SANTOS TORRES - Coorientador
Catalogação: 13/JAN/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=57056@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57056
Resumo:
Este trabalho visa elaborar um estudo sobre aplicações recentes relativas às análises e tratamentos de dados, empregando-as em uma empresa do mercado financeiro situada no Rio de Janeiro, Brasil. Para tal, foi criado um painel de controle (dashboard) através da ferramenta Microsoft Power BI, que permite uma representação amigável dos dados e consequente facilitação da análise deles. A utilização deste painel possibilitou que fosse realizado em seguida um processo mais eficiente de segmentação de mercado para desenvolvimento de estratégias assertivas de captação de clientes. É necessário haver um gerenciamento de dados projetado para centralizar e consolidar grandes quantidades de dados de diferentes fontes e deixá-los disponíveis para verificação. Essa tecnologia, conhecida como data warehouse, é um banco de dados que tem arquitetura voltada para alto volumes de dados. Entretanto, mesmo com os dados entregues, percebe-se que muitos deles não estão sendo usados de maneira adequada. Para que as empresas se mantenham competitivas é preciso tratar, limpar e filtrar esses dados em todos os níveis de gestão. Esse processo de análise de informações (dados) com um propósito específico é conhecido como data analytics. Assim, esses índices permitem a aplicação de uma inteligência de negócio (business intelligence), um termo guarda-chuva que inclui arquiteturas, ferramentas, banco de dados e aplicações de metodologias. Em todos os segmentos, há necessidade de conhecer seu cliente, entender o que o consumidor deseja. No caso do mercado financeiro, isso se aplica principalmente para que se ofereça ao cliente produtos que sejam compatíveis com seu perfil (comportamental e de risco). Isso porque o nível de exigência é crescente, forçando empresas e colaboradores a elevarem seus níveis de serviço para atender as demandas requisitadas. Para tal, foram selecionados indicadores que embasassem a realização da segmentação, seleção de público-alvo e posicionamento da empresa analisada. A seguir, estas ideias foram utilizadas para fortalecer a criação de estratégias de captação de clientes, objetivo geral deste trabalho.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF