Título: | DATA ANALYTICS E BUSINESS INTELLIGENCE APLICADOS NO DESENVOLVIMENTO DE UM DASHBOARD PARA CAPTAÇÃO DE CLIENTES EM UMA EMPRESA DE INVESTIMENTOS: UM ESTUDO DE CASO | ||||||||||||
Autor(es): |
GEAM PIERO JOSE CALANDRIELLO MORALES JULIA CARBALLO BLANCO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
GUSTAVO COSTA GOMES MOREIRA - Orientador LUIZ EDUARDO SANTOS TORRES - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 13/JAN/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=57056@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57056 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho visa elaborar um estudo sobre aplicações recentes relativas às
análises e tratamentos de dados, empregando-as em uma empresa do mercado financeiro
situada no Rio de Janeiro, Brasil. Para tal, foi criado um painel de controle (dashboard)
através da ferramenta Microsoft Power BI, que permite uma representação amigável
dos dados e consequente facilitação da análise deles. A utilização deste painel possibilitou
que fosse realizado em seguida um processo mais eficiente de segmentação de mercado
para desenvolvimento de estratégias assertivas de captação de clientes. É necessário haver
um gerenciamento de dados projetado para centralizar e consolidar grandes quantidades
de dados de diferentes fontes e deixá-los disponíveis para verificação. Essa tecnologia,
conhecida como data warehouse, é um banco de dados que tem arquitetura voltada para
alto volumes de dados. Entretanto, mesmo com os dados entregues, percebe-se que muitos
deles não estão sendo usados de maneira adequada. Para que as empresas se mantenham
competitivas é preciso tratar, limpar e filtrar esses dados em todos os níveis de gestão.
Esse processo de análise de informações (dados) com um propósito específico é
conhecido como data analytics. Assim, esses índices permitem a aplicação de uma
inteligência de negócio (business intelligence), um termo guarda-chuva que inclui
arquiteturas, ferramentas, banco de dados e aplicações de metodologias. Em todos os
segmentos, há necessidade de conhecer seu cliente, entender o que o consumidor deseja.
No caso do mercado financeiro, isso se aplica principalmente para que se ofereça ao
cliente produtos que sejam compatíveis com seu perfil (comportamental e de risco). Isso
porque o nível de exigência é crescente, forçando empresas e colaboradores a elevarem
seus níveis de serviço para atender as demandas requisitadas. Para tal, foram selecionados
indicadores que embasassem a realização da segmentação, seleção de público-alvo e
posicionamento da empresa analisada. A seguir, estas ideias foram utilizadas para
fortalecer a criação de estratégias de captação de clientes, objetivo geral deste trabalho.
|
|||||||||||||
|