Título: | O IMPACTO DOS INFLUENCIADORES: UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS MICRO INFLUENCIADORES NA DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES DE COSMÉTICOS | ||||||||||||
Autor(es): |
MARIA EDUARDA RIBEIRO RABELLO |
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Colaborador(es): |
JORGE BRANTES FERREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 12/JAN/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=57035@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=57035@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57035 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
As pessoas realizam cada vez mais suas atividades dentro de casa, principalmente pós a pandemia do COVID-19, com a necessidade do isolamento social. Com isso, o e-commerce brasileiro apresentou grande crescimento, e um setor que apresentou bons resultados foi o de cosméticos, atrelado ao fato de que com as pessoas ficando mais em casa, passaram ter mais cuidados com a pele, uma vez que a maquiagem não era mais algo necessário. Nesse contexto, os micro influenciadores aparecem como fontes relevantes, provendo opiniões sobre os produtos e marcas disponíveis no mercado. Este estudo procura compreender o impacto dos micro influenciadores na intenção de compra dos consumidores de cosméticos, e relacionar, em primeiro lugar, as características dos micro influenciadores com a sua credibilidade percebida, e, em segundo lugar, relacionar a credibilidade percebida, por sua vez, com a intenção de compra dos consumidores. Dados foram coletados via survey online com 247 usuários da rede social Instagram, seguidores de micro influenciadores e consumidores de cosméticos. Modelagem de equações estruturais foi o método empregado para testar o modelo proposto e as hipóteses sobre o comportamento do consumidor. Com base nos resultados obtidos, foi possível verificar que a similaridade para com os micro influenciadores e o seu conhecimento têm um impacto positivo na credibilidade percebida dos mesmos, e que esta credibilidade percebida também tem um impacto sobre a decisão de compra dos consumidores de cosméticos. Constatou-se ainda que a atratividade física não tem impacto direto sobre a credibilidade percebida dos micro influenciadores.
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