Título: | UMA ANÁLISE DO SCRUM NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIA: UM COMPARATIVO ENTRE O TEÓRICO E O PRATICADO | ||||||||||||
Autor(es): |
ISABEL TOMASSINI BONZI BENEVIDES LUANA RITTO ROCHA |
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Colaborador(es): |
GUSTAVO COSTA GOMES MOREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 11/JAN/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=57023@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57023 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Com a crescente inovação no gerenciamento de projetos, muitas empresas se veem na necessidade de entregar produtos mais sofisticados com prazos e custos menores. O presente trabalho tem como objetivo apresentar as metodologias ágeis de gerenciamento de projetos, especialmente as metodologias Scrum, XP e Lean, além de realizar uma comparação entre o modelo de aplicação do framework Scrum utilizado pela empresa de tecnologia estudada e o que rege a teoria em questão. Por fim, com base nos resultados de pesquisa obtidos, eventualmente sugerir a adoção de novas práticas pautadas na melhoria e agilidade do processo. A metodologia utilizada é a pesquisa de satisfação, através de um questionário, onde os
resultados mostram que o método utilizado hoje pela equipe difere da teoria Scrum, interferindo
na agilidade e eficiência do projeto. Entretanto, é exatamente essa metodologia que melhor se
adapta no fluxo de trabalho das equipes em estudo. Os principais problemas apontados são a
falta de detalhamento das demandas e adições não previstas no escopo. Sendo assim, se tornam
necessárias algumas mudanças como uma melhor definição de papéis, mecanismos de
priorização e melhor descrição das demandas, bem como a busca por uma padronização na
aplicação da metodologia Scrum. Por fim, a pesquisa constatou ser de extrema importância para
a empresa analisada, pois permite que os projetos sejam conduzidos no menor tempo, com maior valor agregado e menor custo de operação.
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