Título: | ANÁLISE DOS CANAIS DE VENDA NO SEGMENTO DO VAREJO AEROPORTUÁRIO DUTY FREE E SUAS IMPLICAÇÕES: | ||||||||||||
Autor(es): |
LEANDRO DE MATTOS MOREIRA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
VIVIAN PEUKER SARDON STEINHAUSER - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 10/JAN/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=57005@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=57005@2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57005 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O varejo aeroportuário brasileiro foi imensamente prejudicado por diversas crises, seja econômica ou sanitária como a COVID-19. Este setor é monopolizado há décadas pela Dufry do Brasil (Ex-Brasif) e tem grandes dificuldades de entrada de novos concorrentes devido a diversas barreiras de entrada como contratos de concessão muito longos com um grande lobby existente. O estudo a seguir busca explorar as lojas internacionais da Dufry no aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro. As lojas passaram por grandes reformulações desde o ano de 2016, implementando o modelo walkthrough, onde os passageiros atravessam, compulsoriamente pelas lojas para alcançar seja os portões de embarque ou a saída da área restrita no desembarque. Um dos principais pontos a ser explorado é o fato de que a empresa não desenvolveu ao longo do tempo novos canais de venda e estagnou seu modelo de negócio nos últimos anos. Por meio das entrevistas feitas com clientes e funcionários da empresa, procura-se a compreensão de como são realizados esses novos hábitos de consumo e a importância das empresas se adaptarem rapidamente frente a uma perda de mais de 90 porcento dos passageiros durante o período da pandemia sanitária em 2020 e 2021. O foco principal do estudo é buscar soluções além da gôndola, explorando a marca e seu posicionamento. Além disso, o estudo tem como objetivo explorar a viabilidade de uma expansão direta para o canal do e-commerce e suas eventuais barreiras do próprio modelo de negócio. Além disso, vê-se como necessário, revisitar a cultura da empresa e pontuar melhorias para que haja a melhor qualidade de atendimento trazendo um retorno mais rápido das receitas perdidas no período de quarentena e bloqueios de passageiros internacionais.
|
|||||||||||||
|