Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: AUTOMATIZAÇÃO DO RECONHECIMENTO DE PLACAS DE TRÂNSITO EM ESTRADAS UTILIZANDO REDE NEURAL
Autor(es): RODRIGO LEMA BARCIA
Colaborador(es): MARLEY MARIA BERNARDES REBUZZI VELLASCO - Orientador
MEYER ELIAS NIGRI - Coorientador
Catalogação: 04/JAN/2022 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56926@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56926@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56926
Resumo:
Os países possuem atualmente grandes malhas rodoviárias que necessitam de uma enorme quantidade de placas para sinalização. Realizar a vistoria e a manutenção de todas as estradas e manter um inventário atualizado de suas placas é um trabalho árduo e que consome muito tempo. Portanto, a automatização do reconhecimento das placas de trânsito é necessária a fim de se garantir uma melhor eficiência e um melhor custobenefício para a manutenção das placas. Neste trabalho é adotada uma abordagem de deep learning, utilizando rede neural artificial para a detecção e reconhecimento de placas de trânsito em estradas. O modelo utilizado foi o Mask RCNN, capaz de ser treinado de ponta a ponta e realizar a segmentação de instâncias. Um dataset próprio foi criado a fim de focar nas estradas brasileiras, pois os datasets disponíveis publicamente utilizam placas de seus respectivos países, inviabilizando o uso. O modelo treinado possui excelente precisão (mAP0.5 = 80.95 porcento ), considerando o tamanho do dataset e o limite de tempo e recursos computacionais. Tal sistema demonstrou enorme potencial para seu uso comercial na gestão e manutenção do inventário de placas de trânsito.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF