Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ANÁLISE TERMODINÂMICA DE UM GASEIFICADOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM OPERAÇÃO CONCORRENTE
Autor(es): ANANDA LEMOS CARVALHO
Colaborador(es): FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - Orientador
Catalogação: 28/DEZ/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56807@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56807@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56807
Resumo:
A disposição final dos resíduos sólidos urbanos, em aterro ou lixões, é um dos problemas que as grandes cidades brasileiras possuem. A utilização de RSU em processos de tratamento térmico com recuperação energética (tecnologias Waste-to-energy) vem ao encontro da busca de fontes alternativas de preferência renováveis, para geração de energia. O objetivo do presente trabalho é avaliar de maneira quantitativa um sistema de geração de energia elétrica operando com gás de síntese proveniente de um gaseificador de resíduos sólidos urbanos (RSU), com possibilidade de gaseificação com bagaço de cana de açúcar. É estudada uma mistura de RSU com até 40% em massa de bagaço de cana de açúcar como matéria prima do processo de gaseificação em um gaseificador de leito fixo concorrente. O syngas produzido alimenta um motor a combustão interna que alimenta um gerador de eletricidade. O sistema estudado é composto por uma ilha de separação, tratamento e secagem da fração que pode ser gaseificada dos resíduos, um gaseificador, um sistema de purificação e um motor a combustão interna acoplado a um gerador. A partir da determinação da vazão mássica e do poder calorífico inferior a cada etapa do processo, é possível determinar a potência disponível que o sistema proposto oferece e determinar sua eficiência. Já ao analisar o mesmo sistema utilizando a co-gaseificação de bagaço de cana-de-açúcar, com diferentes porcentagens, pode-se analisar a diferença da qualidade de cada combustível gerado e sua respectiva disponibilidade de energia. Concluiu-se que um sistema de gaseificação utilizando proporções de resíduo sólido urbano e bagaço de cana-de-açúcar como combustível é capaz de gerar mais energia elétrica que a energia despendida durante o processo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF