Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR ENERGIA SOLAR NO BRASIL
Autor(es): CICERO CITELIS VARGAS
Colaborador(es): FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - Orientador
Catalogação: 21/DEZ/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56720@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56720@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56720
Resumo:
A energia solar é uma fonte renovável, assim como energia eólica, hidráulica e biomassa. Ela pode ser aproveitada através de células fotovoltaicas: equipamentos eletrônicos responsáveis por converter a radiação solar em energia elétrica. O Brasil possui uma das maiores capacidades de geração solar fotovoltaica do mundo, e essa pode substituir outras fontes de energia não renováveis em certas aplicações trazendo benefícios para seus usuários, em particular em áreas remotas e isoladas. Dentre as aplicações da energia solar, têm-se: aquecimento de água para uso doméstico, processos industriais como uso de forno, refrigeração na forma de calor e na geração de eletricidade para o setor residencial, comercial e industrial, em particular para as atividades agropecuárias como irrigação de plantações. Normalmente utilizam-se bombas movidas com grupo gerador a diesel na agricultura para irrigação já que o usuário costuma se encontrar longe de um ponto de conexão na rede elétrica. Porém, o uso dessa fonte de energia acarreta problemas como fornecimento irregular e caro, alto custo de manutenção das bombas e emissão de gases poluentes. Os sistemas de bombeamento de água usando energia solar têm sido uma opção satisfatória para substituir as bombas movidas a diesel nessa aplicação, pois atendem as demandas em áreas onde não há a conectividade ao sistema integrado nacional (SIN), não emite gases poluidores, nem gera ruído durante seu funcionamento e contribuem para restauração de pastagens. Foi dimensionado um sistema para atender o caso hipotético de um canavial de 1,3 (ha) na cidade de Xerém, Duque de Caxias, Rio de Janeiro. A partir da demanda de água (m3) para o canavial, foi usada uma modelagem numérica para desenvolver uma rotina no software Matlab a fim de integrar o sistema FV com o conjunto bomba-circuito hidráulico. Notou-se nos resultados que o parâmetro mais importante de determinação do desempenho dos módulos FV é a irradiação solar e a curva obtida pela modelagem numérica para instalação hidráulica aproxima-se muito da curva da literatura.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF