Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: IMPLEMENTAÇÃO DA ARQUITETURA DE SEGURANÇA EDGESEC PARA OS MIDDLEWARES DE IOMT CONTEXTNET E MOBILE HUB
Autor(es): GABRIEL BRITO CANTERGIANI
Colaborador(es): MARKUS ENDLER - Orientador
ANDERSON OLIVEIRA DA SILVA - Coorientador
Catalogação: 13/SET/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=54667@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=54667@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54667
Resumo:
ContextNet é um middleware que visa provisionar serviços de contexto para aplicações IoT de larga escala, como a monitoração e coordenação remota de entidades móveis. O Mobile Hub é um middleware executado em sistemas Android que conecta dispositivos IoT mais simples à internet, através de tecnologias de curto alcance como o BLE. A utilização e importância de sistemas IoT têm crescido fortemente nos últimos anos, e o comprometimento de dados ou do controle de dispositivos inteligentes pode causar grandes danos, tanto econômicos como físicos e materiais. Este trabalho objetiva implementar funcionalidades de segurança para a comunicação BLE, garantindo a autenticação, autorização, integridade e sigilo na troca de dados entre o Mobile Hub e um dispositivo IoT. Também têm como objetivo implantar uma VPN para conectar o Mobile Hub e o núcleo do ContextNet através de um túnel seguro. A implementação na comunicação BLE foi alcançada com sucesso, utilizando mecanismos de segurança como OTP, HMAC e criptografia simétrica de fluxo. Já na implementação da VPN, foram encontradas algumas dificuldades que impossibilitaram a sua conclusão dentro do prazo do projeto. Foram realizados testes de performance que mostram os custos de processamento envolvidos na utilização desta solução, assim como possíveis pontos de melhoria e otimização. Apesar de incompleto, a arquitetura desenvolvida neste trabalho já garante um grande acréscimo no nível de segurança destes middlewares, servindo como base para aplicações IoT semelhantes.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF