Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: UTILIZAÇÃO DE REDES NEURAIS CONVOLUCIONAIS PARA IDENTIFICAÇÃO DE PRAGAS NO CULTIVO DO CAFÉ
Autor(es): PEDRO ESCALFONI MORAES
Colaborador(es): MARLEY MARIA BERNARDES REBUZZI VELLASCO - Orientador
Catalogação: 09/SET/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=54580@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54580
Resumo:
Desde sempre, o cultivo do café sofre drasticamente com pragas sazonais nocivas ao desenvolvimento agrícola, pois levam à redução da produção e, consequentemente, dos lucros obtidos. Para mitigar as perdas, é importante identificar e controlar as pragas. O controle depende diretamente da identificação do tipo de praga, uma vez que é a partir dela que o manuseio é feito. Essa identificação é realizada visualmente, baseando-se nas características de cada praga. A característica é própria da espécie e difere de uma para outra. O processo de reconhecimento é realizado por profissionais especializados, acarretando assim uma concentração do conhecimento necessário e a consequente dependência do especialista. A proposta deste projeto é apresentar uma maneira de classificar pragas por meio de aprendizado de máquina, onde um sistema computacional, a partir de conhecimento adquirido através de uma base de dados já previamente classificada, aprenderá a identificar, através de imagens, cada tipo de praga. Atualmente, as redes neurais convolucionais (CNN - Convolutional Neural Networks) são os modelos de aprendizado de máquina mais adequados para o reconhecimento de imagens. Assim, foram testadas diferentes configurações de CNN para classificar o tipo de praga que está atacando a planta em questão. As pragas Leucoptera coffeella e Oligonychus ilicis foram escolhidas para serem classificadas, uma vez que são muito comuns no estado do Espírito Santo, local onde foram realizados os estudos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF