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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Estatística
Título: ANÁLISE TERMODINÂMICO DE TURBINA A GÁS: ESTUDO COMPARATIVO BASEADO EM DADOS EXPERIMENTAIS DA LITERATURA
Autor(es): MARIA LUIZA TEIXEIRA CALDAS
Colaborador(es): FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - Orientador
Catalogação: 12/AGO/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=54180@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=54180@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54180
Resumo:
Com o avanço tecnológico na indústria, as turbinas a gás foram sendo desenvolvidas de diversas formas. Pode-se perceber a aplicação dessa turbomáquina em diversos ramos, como na geração de energia elétrica, na indústria aeronáutica, na engenharia naval, dentre outras. Porém, não encontra-se na literatura um trabalho que compare em uma mesma base de hipóteses para a câmara de combustão diferentes turbinas a gás, em termos de análise termodinâmica (energética e exergética). A partir de dados da literatura, será elaborado um banco de dados com propriedades termodinâmicas utilizadas, como temperatura e pressão, e as hipóteses adotadas. Com isso, através do software MATLAB, será desenvolvido um modelo termodinâmico para realizar a análise energética e exergética de uma turbina a gás. Em particular, será considerado o impacto do modelo de combustão: um modelo simplificado considerando a combustão como completa e um modelo mais elaborado considerando a combustão incompleta e usando a minimização da energia livre de Gibbs para definir a composição do gás de exaustão. A simulação ocorreu conforme o esperado, porém foi analisado que é necessário ser preciso na escolha do cp, elemento fundamental para atingir um melhor resultado. Além disso, o refino do modelo de combustão usando a minimização da energia livre de Gibbs com o conjunto de hipóteses assumido não permitiu melhorar a representação dos produtos de combustão.
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