Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ESTUDO DOS DESAFIOS NA CAPACIDADE ANÁLITICA ENFRENTADOS POR EMPRESAS DE PEQUENO PORTE PARA A OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA
Autor(es): NATALIA ALVES MACHADO
Colaborador(es): DANIEL KAMLOT - Orientador
Catalogação: 05/AGO/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=54092@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54092
Resumo:
O cenário competitivo global tem levado as empresas a buscarem se diferenciar por meio do desenvolvimento de capacidade analítica. A disponibilidade de dados e informações são oportunidades para as empresas realizarem análises que tornam suas tomadas de decisões e planejamento eficazes, seus negócios eficientes, solucionem problemas de negócios e adquiram insights. O objetivo principal desta pesquisa é identificar os obstáculos que empresas de pequeno porte dos setores de varejo e serviços da cidade do Rio de Janeiro enfrentam visando à obtenção de vantagem competitiva. Propôs-se, assim, pesquisa descritiva e exploratória por meio de pesquisa de campo para identificar os ativos de dados usualmente utilizados pelas empresas de pequeno porte. Analisou-se a capacidade analítica das empresas por meio do conjunto de ativos de dados que apresentam e a contribuição de que esses ativos de dados oferecem a obtenção de vantagem competitiva. Conclui-se que a maioria das empresas usualmente apresentam orientação empresarial e alvo estratégico. Também indicaram que as empresas, em sua maioria, aplicam seus recursos analíticos em monitoramento de processos e resultados, automatização de processos e solução de problemas de negócios, mas apenas a presença de dois ativos de dados se apresenta insuficiente para que sua capacidade analítica se desenvolva a ponto de criar um ativo valioso para a maioria das empresas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF