Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: UMA ANÁLISE DE COMPATIBILIDADE DA CULTURA ORGANIZACIONAL DA ELEVA EDUCAÇÃO SOBRE REDES ADQUIRIDAS, UTILIZANDO O MÉTODO ANALÍTICO DE HIERARQUIA (MAH)
Autor(es): RAISSA FERREIRA MEINICKE FARIAS
Colaborador(es): JOAO RENATO DE SOUZA COELHO BENAZZI - Orientador
Catalogação: 03/AGO/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=54056@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54056
Resumo:
São cada vez mais recorrentes debates acerca da importância e dos benefícios da cultura organizacional dentro das organizações. Em paralelo, é visto um crescimento das operações de Fusões e Aquisições (FeA) entre empresas, o que pode ser explicado principalmente pelo movimento de globalização. Assim, o objetivo deste artigo é analisar a compatibilidade da cultura organizacional entre uma empresa do ramo da educação — a Eleva Educação — e as redes de escolas que a mesma adquiriu nos últimos anos, a partir do Método Analítico de Hierarquias (MAH). Por meio da aplicação do MAH, buscou-se criar uma ferramenta para os agentes integradores, capaz de quantificar a convergência, ou divergência, entre a cultura das empresas envolvidas no processo de FeA. Aplicou-se dois questionários como instrumento de coleta, utilizados como base para os cálculos matemáticos propostos pelo MAH. A análise do resultado final imprimida pelo método mostrou não só elucidar a proximidade entre cultura organizacional da Eleva Educação com as redes adquiridas, como também nortear o trabalho dos agentes integradores, agora capazes de identificar os pontos de maior e menor divergência no que diz respeito ao desafio de integração entre culturas, clareando onde devem inserir esforços.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF