Título: | A EXPERIÊNCIA DO VISITANTE NAS PAINEIRAS CORCOVADO | ||||||||||||
Autor(es): |
RAFAELA GONCALVES DA SILVA |
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Colaborador(es): |
ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA - Orientador |
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Catalogação: | 02/AGO/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53999@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53999@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53999 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O turismo e entretenimento representam o segundo maior PIB do estado
do Rio de Janeiro, sendo, portanto, um setor fundamental para a economia da
capital do estado. O objetivo deste estudo é analisar a experiência do visitante nas
Paineiras-Corcovado, o mais conhecido ponto turístico da cidade. Foram
abordadas as teorias referentes ao marketing de experiência, marketing de
lugares e marketing de turismo. A pesquisa foi realizada através de entrevistas e
análise dos depoimentos do site TripAdvisor. Os resultados apontam que as
experiências vivenciadas se enquadram nas quatro dimensões propostas por
Zatori et al (2018): social, emocional, mental e de fluxo. A principal motivação dos
visitantes é contemplar a bela paisagem e conhecer uma das atrações mais
importantes para o turismo brasileiro. Entretanto, para melhorar a experiência é
necessária uma maior atenção à interação entre as pessoas, principalmente em
tempos de pandemia, melhorar o atendimento dos funcionários e os serviços
ligados à segurança e informação.
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