Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: A EXPERIÊNCIA DO VISITANTE NAS PAINEIRAS CORCOVADO
Autor(es): RAFAELA GONCALVES DA SILVA
Colaborador(es): ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA - Orientador
Catalogação: 02/AGO/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53999@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53999@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53999
Resumo:
O turismo e entretenimento representam o segundo maior PIB do estado do Rio de Janeiro, sendo, portanto, um setor fundamental para a economia da capital do estado. O objetivo deste estudo é analisar a experiência do visitante nas Paineiras-Corcovado, o mais conhecido ponto turístico da cidade. Foram abordadas as teorias referentes ao marketing de experiência, marketing de lugares e marketing de turismo. A pesquisa foi realizada através de entrevistas e análise dos depoimentos do site TripAdvisor. Os resultados apontam que as experiências vivenciadas se enquadram nas quatro dimensões propostas por Zatori et al (2018): social, emocional, mental e de fluxo. A principal motivação dos visitantes é contemplar a bela paisagem e conhecer uma das atrações mais importantes para o turismo brasileiro. Entretanto, para melhorar a experiência é necessária uma maior atenção à interação entre as pessoas, principalmente em tempos de pandemia, melhorar o atendimento dos funcionários e os serviços ligados à segurança e informação.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF