Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: O PATROCÍNIO NO FUTEBOL FEMININO
Autor(es): MARIANA ALENCAR BERGIER
Colaborador(es): ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA - Orientador
Catalogação: 30/JUL/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53988@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53988
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo encontrar explicações do porquê o futebol feminino brasileiro receber tão menos atenção e recursos em comparação com a modalidade masculina. Como resultado, pretende-se encontrar argumentos que auxiliem no aumento da visibilidade e competitividade da modalidade feminina no Brasil. Foi utilizado o método Delphi, com a finalidade de conhecer as opiniões dos especialistas e a partir das rodadas de interações encontrar algum nível de consenso entre suas visões, alcançando assim o objetivo do trabalho. Os resultados permitiram uma melhor compreensão do cenário do patrocínio no futebol feminino brasileiro, onde é possível visualizar uma grande evolução nos últimos anos, principalmente a partir da Copa do Mundo de 2019. No que diz respeito à comparação com a categoria masculina, a visibilidade e o retorno que cada uma categoria traz são as principais diferenças encontradas. Além disso, destaca-se que a diferença de oportunidades, recursos e infraestrutura que caracterizam a distância entre o futebol masculino e o feminino, no Brasil, é fruto de uma construção histórica, em parte com embasamento legal, em parte reflexo de uma sociedade machista há vários séculos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF