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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Estatística
Título: LIDERANÇA E CLIMA ORGANIZACIONAL: A BUSCA DE UMA BOA SAÚDE DOS RESTAURANTES
Autor(es): LUCCA DE FARIA NUNES
Colaborador(es): MARCELO FERNANDEZ PINEIRO - Orientador
Catalogação: 29/JUL/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53971@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53971@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53971
Resumo:
A liderança é uma das habilidades mais crucias no desenvolvimento do clima organizacional de um restaurante. Diante disso, elaborou-se o seguinte objetivo geral para esta pesquisa: identificar os impactos ocasionados pelo tipo de liderança desenvolvida em restaurantes franceses e comparar os restaurantes do Rio de Janeiro e do Tahiti. A pesquisa buscou analisar os conceitos de liderança, seus modelos mais utilizados em restaurantes, a sua importância e o ambiente organizacional que a rodeia. Por fim, analisar a gastronomia francesa, pois o estudo foi focado na liderança dos restaurantes franceses. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando como procedimentos metodológicos uma abordagem descritiva e exploratória associada à pesquisa bibliográfica em livros, artigos, teses e dissertações. A pesquisa qualitativa foi realizada através de entrevistas com cinco líderes de restaurante, localizados no Rio de Janeiro e no Tahiti, os quais responderam cinco perguntas relacionadas a tipos de liderança, clima organizacional e organização do restaurante. Além das entrevistas, foi realizado um questionário on-line, direcionado a chefes e cozinheiros, com o objetivo de compreender como os funcionários se relacionam entre si e com suas tarefas. Os resultados apresentaram uma comparação entre o modelo de liderança brasileiro e francês, e uma boa liderança está no equilíbrio entre os dois modelos. Durante as entrevistas, eles demonstraram que estão insatisfeitos com o clima organizacional do restaurante, ou seja, a relação líder e funcionários estava precária, apresentando desconforto e desmotivação. Conclui-se, por meio da amostra coletada, que o objetivo geral foi contemplado, ou seja, foi possível identificar os impactos ocasionados pelo tipo de liderança desenvolvida em restaurantes.
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