Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISE DA GESTÃO DE UMA PEQUENA EMPRESA: O ESTUDO DE CASO DA MILLE BISES
Autor(es): MARIA VITORIA DA COSTA LEITE RODRIGUES
NATALIA BRITO CONDE
Colaborador(es): MARCELO XAVIER SEELING - Orientador
Catalogação: 29/JUL/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53951@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53951
Resumo:
A presente monografia aborda a análise da gestão de uma microempresa brasileira do setor têxtil e de confecções. São discutidas questões como gestão financeira, gestão de custos e gestão de estoques. Primeiramente, é apresentado um referencial teórico acerca dos temas em questão. A pesquisa utiliza o método de estudo de caso combinado à metodologia de coleta de dados desenvolvida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) para o projeto GeneSys, no qual o presente trabalho está inserido. A microempresa analisada é a Mille Bises, que cria e produz peças de roupas artesanais. O principal objetivo deste estudo é analisar o modelo de gestão atual da empresa, identificar oportunidades e propor soluções práticas que auxiliem no crescimento da empresa. Os principais gaps encontrados na empresa foram a falta de controle financeiro e de estoque além da baixa visibilidade da performance dos produtos. As principais contribuições foram o desenvolvimento de um Demonstrativo de Resultado do Exercício para a empresa e seus produtos, além de um modelo de previsão de vendas que auxilia a empresa a planejar sua produção. Por último, foi feita uma análise sobre a performance dos produtos destacando aqueles que possuem uma maior margem de contribuição para a receita da companhia.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF