Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISE DE DESEMPENHO DE INVESTIMENTO ESG COM BASE EM ETFS BRASILEIROS
Autor(es): JULIA ENDLER
LUIZ AUGUSTO FIGUEIRA
Colaborador(es): ANDRE BARREIRA DA SILVA ROCHA - Orientador
Catalogação: 28/JUL/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53945@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53945
Resumo:
Este trabalho se propõe a investigar se, nos últimos anos, houve vantagem em investir em determinados produtos com características ESG ( Environmental, Social and Governance ), ou seja, focados em ações ambientais, sociais e de governança corporativa. Para isso, levantaram-se os preços de fechamentos mensais dos ETFs ( Exchange Traded Funds ) brasileiros GOVE11, que replica o Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT), ISUS11, que replica o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), e BOVA11, considerado o benchmark, que replica o índice Ibovespa. Posteriormente, calculou-se a rentabilidade desses 3 ETFs em janelas móveis de 12, 24 e 60 meses para o período entre janeiro de 2012 e dezembro de 2019. Com essas rentabilidades, aplicaram-se seis testes de diferença das médias de duas populações com distribuições e variâncias desconhecidas e amostras independentes e suficientemente grandes. Os resultados encontrados apontam para a falta de evidências estatísticas que comprovem a superioridade de desempenho dos ETFs com características ESG ao compará-los com o benchmark BOVA11. Realizou-se também uma comparação com o cenário do mercado americano de ETFs ESG.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF