Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: COVID-19: UMA APLICAÇÃO DE DATA SCIENCE, POR MEIO DE CLUSTERING EM PYTHON, PARA ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE OS DADOS SOCIODEMOGRÁFICOS E AS MEDIDAS DE CONTENÇÃO COM A EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS DA DOENÇA
Autor(es): INGRID FERNANDES RIBEIRO FABIO
RAISSA VIEGAS SIFFERT GIRUNDI
Colaborador(es): FERNANDA ARAUJO BAIAO AMORIM - Orientador
Catalogação: 28/JUL/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53944@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53944
Resumo:
A COVID-19 foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia global em 11 de março de 2020. Por ser uma doença nova no mundo, não existiam vacinas ou medicamentos eficazes e, por isso, a luta dos países para contê-la começou com a adoção de diversas intervenções não farmacêuticas, ou seja, medidas de contenção como fechamento de escolas e locais de trabalho. Após um ano do início da pandemia causada pelo coronavírus, este trabalho busca analisar se existem correlações entre os dados sociodemográficos dos países e as medidas de restrições adotadas por eles com a evolução do número de casos da doença. Através do ciclo de vida de Data Science, foram utilizadas técnicas de Clusterização em Python (K-means, Agglomerative, DBSCAN e HDBSCAN) para encontrar as semelhanças e/ou discrepâncias entre os países agrupados. Na visualização dos resultados, obtiveram-se indícios de confirmação da hipótese de pesquisa inicial, havendo algumas exceções de países que se destacaram dentro dos seus clusters por motivos diversos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF