Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: FATORES QUE INFLUENCIAM NA ADOÇÃO DE PRODUTOS FINANCEIRO INOVADORES: UM ESTUDO SOBRE O INVESTIDOR DE CRIPTOATIVOS
Autor(es): ARTUR ANGELO PRADAL DE SOUZA
Colaborador(es): JORGE BRANTES FERREIRA - Orientador
Catalogação: 23/JUL/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53862@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53862@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53862
Resumo:
O mercado financeiro está passando por profundas transformações, tanto no perfil dos investidores quanto na oferta de novos produtos. Esta pesquisa tem como objeto de estudo identificar as motivações por trás da decisão de investidores em adotar produtos inovadores, em especial os criptoativos. A partir do modelo proposto por Hoffmann e Broekhuizen (2010), sobre a adoção de produtos financeiros inovadores, foram analisados os efeitos de fatores psicológicos e construtos relacionados as características dos produtos na adoção de investimentos em cripto. Os construtos selecionados foram: intolerância a ambiguidade, inovatividade disposicional, confiança, facilidade percebida e utilidade percebida. Foi elaborado um questionário, com escalas já utilizadas em pesquisas anteriores, para medir os construtos propostos e identificar fatores que influenciam o investidor brasileiro a adotar essa nova classe de ativos. Os resultados apontaram um bom índice de confiabilidade do modelo, entretanto, a hipótese que relacionava a confiança e adoção de criptoativos não foi comprovada.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF