Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: OPERAÇÃO LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÓLEOS LUBRIFICANTES POR UMA EMPRESA LÍDER MUNDIAL NO SETOR DE ÓLEO E GÁS
Autor(es): CAROLINA ROIAS DE FREITAS
CATARINA MARIA NASRA ZACCOUR
Colaborador(es): MARCELO XAVIER SEELING - Orientador
Catalogação: 22/JUL/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53849@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53849
Resumo:
O presente estudo analisa a operação logística de distribuição de óleos lubrificantes em uma empresa líder mundial no setor de óleo e gás. Dada a importância do mercado de lubrificantes e os desafios da logística de distribuição no Brasil, surge a necessidade de entender como é feita uma distribuição logística eficiente de óleos lubrificantes em todo território nacional. Para tal, é realizado um estudo de caso na Empresa X, utilizando como guia o reconhecido modelo de Gestão da Logística Integrada de Bowersox et al. (2014), abrindo-o em suas funções fundamentais: processamento de pedidos, estoques, transportes, armazenamento, manuseio de materiais e embalagem e rede de instalações. Dada a importância crescente que o tema tem adquirido, foi acrescentado ao modelo o processo de logística reversa. Assim, a logística da Empresa X é analisada de acordo com estas funções e discutida à luz da literatura, revelando os processos realizados, as boas práticas operacionais empregadas e a estrutura existente para a execução eficiente da distribuição de óleos lubrificantes no Brasil. Mesmo com o grau de complexidade e os desafios oferecidos pela infraestrutura logística no país, é possível verificar que a estratégia adotada está em linha com o panorama do mercado atual e tem sido bem-sucedida. Ainda assim, algumas oportunidades de melhorias são identificadas, especialmente no tocante ao emprego de sistemas de planejamento e atualização tecnológica em partes do parque fabril.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF