Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A LOGÍSTICA DAS VACINAS CONTRA A COVID-19: PRINCIPAIS DESAFIOS NA TEORIA E NA PRÁTICA
Autor(es): LUCAS LAGES PETER
LUCAS BARBOSA DA SILVA HAHLBOHM SCHROEDER
Colaborador(es): ADRIANA LEIRAS - Orientador
FABIOLA NEGREIROS DE OLIVEIRA - Coorientador
Catalogação: 22/JUL/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53845@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53845
Resumo:
A pandemia da Covid-19 é um evento sem precedentes e comprovou ser uma doença grave e contagiosa, impossibilitando atingir a imunidade de rebanho de forma natural, sendo a vacina o único meio de alcançá-la. Para isso, a vacina deve percorrer toda a cadeia de suprimentos, desde a manufatura até o local de aplicação. A alta demanda pelo imunizante e o senso de urgência sobrecarregou a cadeia logística das vacinas, acentuando ainda mais os desafios dessa cadeia, que já é intrinsecamente complexa. Além dos desafios convencionais, como por exemplo, a administração das doses, já presentes na cadeia de suprimentos de vacinas, desafios oriundos da pandemia, como a necessidade do uso de equipamentos de proteção individual e o distanciamento social, se mostraram relevantes. Esse trabalho tem como objetivo analisar e sintetizar os aspectos logísticos e desafios da cadeia de suprimentos das vacinas contra a Covid-19, comparando os achados da literatura com a prática. A análise da literatura permitiu levantar as boas práticas e estratégias adotadas por Israel, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América e Chile, que obtiveram um excelente resultado em suas campanhas de vacinação. Para a pesquisa empírica, foi desenvolvido um questionário enviado para especialistas envolvidos na cadeia de suprimentos das vacinas da Covid-19 do Brasil, Argentina e Peru. O questionário possibilitou avaliar os desafios encontrados na literatura de forma qualitativa, bem como compreender a operação da logística das vacinas da Covid-19 dos respondentes e as suas diferenças. O desafio de planejamento da demanda e controle de estoque se mostrou muito impactante nas operações de todos os respondentes, assim como os trâmites alfandegários e regulatórios, quando existentes. Espera-se que o estudo não apenas endosse a discussão acadêmica acerca da logística das vacinas, mais especificamente da vacina contra a Covid-19, mas também contribua com os órgãos de saúde pública e com os gestores da área, trazendo uma discussão sobre os desafios encontrados na teoria e verificados na prática.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF