Título: | DESENVOLVIMENTO DE UM CUBO DE RODA TRASEIRO PARA VEÍCULO MINI-BAJA UTILIZANDO TÉCNICAS DE OTIMIZAÇÃO TOPOLÓGICA | ||||||||||||
Autor(es): |
ERIK STRAUSS SENA DOMINGUITO DE OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
IVAN FABIO MOTA DE MENEZES - Orientador MATHEUS HOFFMANN BRITO - Coorientador |
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Catalogação: | 14/JUL/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53694@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53694@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53694 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho apresentará diferentes áreas do conhecimento de Engenharia Mecânica, culminando na obtenção de uma geometria otimizada contra escoamento do cubo de roda traseiro de um veículo mini-Baja visando sua implementação no futuro. Primeiramente foi estudado o estado da arte do componente afim de determinar os casos de carga atuantes no componente ao longo de sua utilização e seus requisitos mínimos de projeto. Definidas as solicitações críticas atuantes na peça, foi realizada a aquisição da magnitude das cargas a partir de dados experimentais, modelos computacionais de sistema massa-mola e cálculos analíticos das forças atuantes no veiculo Agama, da Equipe Reptiles Baja PUC-Rio. De posse dos esforços quantificados e das condições de contorno de operação, foi iniciada a etapa de implementação no software Altair Inspire para execução das simulações estruturais e, posteriormente, a otimização topológica do componente.
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