Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: AVALIAÇÃO GEORREFERENCIADA DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE NO BRASIL
Autor(es): GIOVANNA TAVARES TASSINARI
Colaborador(es): SERGIO LEAL BRAGA - Orientador
JOAO HENRIQUE PAULINO DE AZEVEDO - Coorientador
Catalogação: 08/JUL/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53595@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53595@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53595
Resumo:
O Brasil é um dos maiores produtores de energia renovável no mundo. Estudos realizados mostram que a média da produção brasileira de energia vinda de fontes sustentáveis é muito maior do que a média mundial. A energia solar está abundantemente disponível, principalmente, em um país subtropical como o Brasil, e é uma fonte de energia muito versátil e renovável. Esse trabalho propõe uma análise georreferenciada com dados climáticos da viabilidade de projetos fotovoltaicos no Brasil. O objetivo desse trabalho foi ampliar um simulador, desenvolvido em uma dissertação de mestrado, capaz de avaliar a viabilidade na implementação de sistemas fotovoltaicos no Brasil, com base em dados climáticos e georreferenciados. O simulador utilizado retorna dados como viabilidade econômica, índice de competitividade, número de painéis necessários, toneladas de CO2 poupadas entre outros. Esses dados permitem que o consumidor possa realizar uma análise comparativa entre a energia vinda da rede de distribuição e da concessionária local com a implementação de placas fotovoltaicas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF