Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ARMAZENAMENTO DE ENERGIA SOLAR E EÓLICA POR USINAS HIDRÁULICAS REVERSAS: UMA SOLUÇÃO PARA O BRASIL?
Autor(es): FILIPE PAPA DE FIGUEIREDO
Colaborador(es): FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - Orientador
Catalogação: 08/JUL/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53593@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53593@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53593
Resumo:
Atualmente, o uso de fotovoltaicas e eólicas são tecnologias principalmente usadas durante o seu período de geração diurno em Micro e Minigeração Distribuída (MMGD), pois se usadas com bancos de baterias para o armazenamento seriam aumentados os desafios para a diminuição de custo e eficiência do sistema. O presente projeto de graduação tem como foco o estudo do armazenamento das energias solar e eólica intermitentes, por meio de usinas hidráulicas reversas. Dessa forma, mediante detalhamentos técnico, econômico e ambiental, serão analisadas as soluções tecnológicas e as vantagens e desvantagens da geração das energias renováveis intermitente solar e eólica. Além disso, serão estudadas as possíveis configurações de hibridização com armazenamento e será avaliado o potencial do Brasil para a implementação dessa tecnologia. Por fim, um sistema solar-eólico-hidráulico foi dimensionado por meio de uma modelagem numérica e a sua viabilidade foi avaliada pelas análises energética, exergética, ambiental e econômica. Dessa forma, foi demonstrado que por mais simples o funcionamento do projeto, é necessária uma configuração complexa demais de integração entre os sistemas e elevada altura dos reservatórios para MMGD no Brasil, e assim obtendo uma eficiência baixa para o aproveitamento da energia armazenada.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF