Título: | AVALIAÇÃO TÉCNICO-AMBIENTAL DO USO DE MISTURAS TERNÁRIAS DE ÓLEO DIESEL FÓSSIL, BIODIESEL E HVO | ||||||||||||
Autor(es): |
FELLIPE DOS SANTOS LOPEZ |
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Colaborador(es): |
FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - Orientador |
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Catalogação: | 07/JUL/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53585@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53585@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53585 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Com o aumento anual da demanda por energia nos diferentes setores de atividade principalmente oriundo de recursos fósseis, cresce a preocupação devido a geração de gases poluentes com grande impacto ambiental (aquecimento global, entre outros) e na saúde pública. Assim procura-se soluções tecnológicas que atendam às exigências de aumento da eficiência e de descarbonização. Uma resposta a essa problemática são as fontes de energia renováveis: no setor de transportes, os biocombustíveis estão cada vez mais difundidos. Em particular, em alguns países como o Brasil, a pratica do uso de biocombustíveis misturado com recursos fosseis (biodiesel em óleo diesel e etanol na gasolina) são obrigatórias por lei.
Sendo assim, a busca por inovações como resposta a essa demanda surgem, e a partir de estudos e pesquisas, novos combustíveis são desenvolvidos. Como o caso do HVO, ou diesel verde, que pode ser produzido com algumas das mesmas matérias primas que o biodiesel de base éster, como óleos vegetais e gordura animal, entretanto o HVO é produzido por um processo mais moderno, chamado
hidrogenação, que confere diferentes propriedades ao combustível. Por essa razão, se faz necessário estudos comparando os benefícios das diferentes misturas entre esses combustíveis, para alcançar as melhores propriedades seguindo as regulamentações locais. Nesse trabalho foram calculadas as propriedades teóricas para as misturas ternarias compostas por óleo diesel, biodiesel e HVO, como
ponto de ebulição, ponto de fulgor, número de cetano, densidade, viscosidade cinemática, ponto de nuvem, ponto de fluidez, poder calorífico inferior, emissões de CO2 equivalente ao longo do ciclo de vida inteiro e custos de produção por unidade de energia no combustível. Diagramas ternários foram elaborados no
software MATLAB, com objetivo de otimizar a composição da mistura ternária para atender simultaneamente requerimentos técnicos, econômicos e ambientais através do uso funções de desejabilidade. Como resultado, obteve-se uma mistura composta por 53,6 por cento de óleo diesel, 24,1 por cento de biodiesel e 22,3 por cento de HVO, que gerou uma redução na emissão de CO2 equivalente de 7,1 por cento com um aumento de custo de 15,4 por cento, em relação ao diesel B12.
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