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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: AVALIAÇÃO TÉCNICO-AMBIENTAL DO USO DE MISTURAS TERNÁRIAS DE ÓLEO DIESEL FÓSSIL, BIODIESEL E HVO
Autor(es): FELLIPE DOS SANTOS LOPEZ
Colaborador(es): FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - Orientador
Catalogação: 07/JUL/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53585@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53585@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53585
Resumo:
Com o aumento anual da demanda por energia nos diferentes setores de atividade principalmente oriundo de recursos fósseis, cresce a preocupação devido a geração de gases poluentes com grande impacto ambiental (aquecimento global, entre outros) e na saúde pública. Assim procura-se soluções tecnológicas que atendam às exigências de aumento da eficiência e de descarbonização. Uma resposta a essa problemática são as fontes de energia renováveis: no setor de transportes, os biocombustíveis estão cada vez mais difundidos. Em particular, em alguns países como o Brasil, a pratica do uso de biocombustíveis misturado com recursos fosseis (biodiesel em óleo diesel e etanol na gasolina) são obrigatórias por lei. Sendo assim, a busca por inovações como resposta a essa demanda surgem, e a partir de estudos e pesquisas, novos combustíveis são desenvolvidos. Como o caso do HVO, ou diesel verde, que pode ser produzido com algumas das mesmas matérias primas que o biodiesel de base éster, como óleos vegetais e gordura animal, entretanto o HVO é produzido por um processo mais moderno, chamado hidrogenação, que confere diferentes propriedades ao combustível. Por essa razão, se faz necessário estudos comparando os benefícios das diferentes misturas entre esses combustíveis, para alcançar as melhores propriedades seguindo as regulamentações locais. Nesse trabalho foram calculadas as propriedades teóricas para as misturas ternarias compostas por óleo diesel, biodiesel e HVO, como ponto de ebulição, ponto de fulgor, número de cetano, densidade, viscosidade cinemática, ponto de nuvem, ponto de fluidez, poder calorífico inferior, emissões de CO2 equivalente ao longo do ciclo de vida inteiro e custos de produção por unidade de energia no combustível. Diagramas ternários foram elaborados no software MATLAB, com objetivo de otimizar a composição da mistura ternária para atender simultaneamente requerimentos técnicos, econômicos e ambientais através do uso funções de desejabilidade. Como resultado, obteve-se uma mistura composta por 53,6 por cento de óleo diesel, 24,1 por cento de biodiesel e 22,3 por cento de HVO, que gerou uma redução na emissão de CO2 equivalente de 7,1 por cento com um aumento de custo de 15,4 por cento, em relação ao diesel B12.
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