Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM MANIPULADOR PARA VARREDURAS ANGULARES COM TRANSDUTORES EMAT
Autor(es): JOAO PEDRO TORRES DE SOUSA ANDRADE
Colaborador(es): ALAN CONCI KUBRUSLY - Orientador
Catalogação: 02/JUL/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53523@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53523@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53523
Resumo:
Transdutores acusto-eletromagnéticos (do inglês, EMATs) geram ondas ultrassônicas, apresentando forte apelo prático para inspeções de meios metálicos. O desenvolvimento dos equipamentos e protocolos utilizados nessas inspeções necessita, geralmente, a realização de varreduras, ou seja, uma serie de medições com variação espacial. Tais varreduras são procedimentos utilizados para acumular dados de maneira organizada, possibilitando o teste e comparação entre diferentes corpos de prova e configurações. Portanto, a facilidade e precisão com que se realiza tal varreduras é importante para o desenvolvimento dessas tecnologias de inspeção e ensaios não destrutivos. Nesse trabalho foi desenvolvido um manipulador cujo objetivo é movimentar transdutores EMATs durante a realização de varreduras angulares. Essa automação requer desenvolvimento e integração de componentes mecânicos, eletrônicos e de software. Este trabalho explora os conceitos básicos necessários a transdutores EMATs e as varreduras que os utilizam. Apresenta, a modelagem e construção do hardware mecânico, se aprofundando em alguns problemas encontrados, e na utilização de componentes impressos em 3D com tecnologia de modelagem por deposição de material fundido (do inglês, FDM). Desenvolve a eletrônica necessária para o funcionamento do projeto. Comenta a adaptação de software já existente às especificidades do manipulador e as varreduras que o utilizam. Por fim são apresentados alguns resultados obtidos com as ferramentas que foram desenvolvidas, comparando-as com o procedimento manual. Foi concluído que o manipulador funcionou de acordo com o esperado. Mesmo podendo ser ainda melhorado foi possível realizar varreduras de maneira consistente e com menos de um terço do tempo necessário manualmente. Além disso são apontadas recomendações de desenvolvimento futuro do projeto.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF