Título: | FOMENTO MERCANTIL: ESTUDO SOBRE A ATIVIDADE DE SUPORTE E SUA IMPORTÂNCIA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS | ||||||||||||
Autor(es): |
RAFAELA DE OLIVEIRA MENDES MARQUES |
||||||||||||
Colaborador(es): |
ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 23/ABR/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52384@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52384@2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52384 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho é uma abordagem descritiva sobre a atividade de fomento mercantil (também chamado de factoring) e sua relevância para os pequenos e médios negócios. Tem como finalidade apresentar este segmento, bem como suas funções, características, vantagens oferecidas ao setor produtivo que visivelmente encontra dificuldade no gerenciamento de suas empresas, assim como na aquisição de capital de giro. Busca esclarecer dessa forma, o fundamento de sua atuação no mercado brasileiro e também evidenciar, através de aspectos legais, que é uma atividade que não se assemelha às atividades típicas de instituições financeiras, e que não deve ser confundida com agiotagem. Todavia, por apresentar uma condição menos burocrática de concessão de crédito, e por prestar serviços de assessoria gerencial, pode-se afirmar que o fomento mercantil é uma forte alternativa de utilidade às pequenas e médias empresas.
|
|||||||||||||
|