Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: LOGÍSTICA PARA O COMBATE À DOENÇAS ENDÊMICAS NO BRASIL
Autor(es): CAIO SILVA OLIVEIRA
Colaborador(es): ADRIANA LEIRAS - Orientador
FABIOLA NEGREIROS DE OLIVEIRA - Coorientador
Catalogação: 05/ABR/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52031@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52031
Resumo:
As doenças endêmicas são caracterizadas pela incidência constante de uma enfermidade em uma determinada região ou população específica. Essas doenças são encontradas em 149 países e afetam atualmente mais de 1 bilhão de pessoas, ocasionando uma carga global tanto para os sistemas de saúde, como para a economia e para as operações humanitárias. As doenças endêmicas atingem geralmente as populações mais pobres e socioeconomicamente mais vulneráveis, que vivem em regiões onde as condições de moradia, saneamento básico, escolaridade e os sistemas de saúde são precários. O presente estudo se propõe a analisar as doenças endêmicas mais frequentes no território brasileiro, bem como levantar as tecnologias e métodos utilizados para mitigar os impactos dessas doenças e mapear os aspectos logísticos e de gestão mais críticos à luz das operações da cadeia de suprimentos humanitária. A partir de um levantamento documental e bibliográfico, foram selecionadas 5 doenças endêmicas para compor este estudo: dengue, doença de chagas, esquistossomose, leishmaniose tegumentar e malária. Foram identificados os principais aspectos de cada doença, como formas de contágio, sintomas, métodos e tecnologias de prevenção e tratamento, além dos desafios logísticos e das estratégias de combate às doenças selecionadas. Com essa análise foi possível perceber que a maioria das operações de combate às doenças endêmicas depende de uma grande mobilização de recursos materiais e financeiros e mão de obra para atingir a erradicação dessas doenças, tendo o governo como o principal responsável pelo financiamento. Para evitar depender apenas de interesses políticos, foi observada uma oportunidade de mitigação das doenças por meio da conscientização e treinamento da população em relação às medidas preventivas, uso correto dos materiais disponibilizados para prevenção, como por exemplo, redes de mosquiteiros impregnados com inseticida para combater a malária, bem como a necessidade de mudança de alguns hábitos culturais da população.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF