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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: ESTRATÉGIA DE COMPRAS DE UMA EMPRESA DO RAMO DE COSMÉTICOS
Autor(es): LARA HALINCK MACHADO BARROSO
Colaborador(es): LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES - Orientador
Catalogação: 01/FEV/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51383@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51383
Resumo:
No presente trabalho, foram estudadas as estratégias de compras adotadas nas empresas, levantadas na literatura, para tornar seu processo cada vez mais estratégico e gerar vantagem competitiva. Recentemente, compras passou de um processo passivo e operacional para um processo cada vez mais estratégico e proativo. Para isso, as empresas têm desenvolvido diversas estratégias incluindo, por exemplo, medidas de desempenho em relação ao processo de compras e ao desenvolvimento da relação com os fornecedores, e que cada vez mais as empresas estão tentando incorporá-las. O presente estudo buscou analisar a área de compras de uma empresa brasileira do setor de cosméticos, a Márcia Cosméticos e as estratégias usadas pela área para alcançar tanto o seu próprio objetivo quanto o da empresa. Dentro dessa análise são abordados definições, critérios, estrutura da área de compras, centralização e descentralização, os principais relacionamentos, estratégias em relação aos fornecedores, matriz de portfólio e modelo de processo de compras e suas consequências para a empresa. A metodologia usada foi o estudo de caso e os dados usados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas e documentações da empresa. Na análise de caso, utilizou-se a estratégia de adequação ao referencial teórico presente no trabalho, e na análise foi possível perceber desalinhamentos da empresa. As estratégias analisadas e sugeridas no estudo podem resultar em melhorias em relação ao processo de compras, relacionamento com fornecedor, classificação de produtos e criação de vantagem competitiva para a empresa, como melhor preço com menores custos e maiores lucros e adotando uma visão mais estratégica da área de compras como um todo.
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