Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISE E PREVISÃO DE SÉRIES TEMPORAIS DE GERAÇÃO SOLAR FOTOVOLTAICA ATRAVÉS DE MODELOS ESTATÍSTICOS COM MÚLTIPLAS SAZONALIDADES
Autor(es): JOAO PEDRO PIRES REBELO
Colaborador(es): PAULA MEDINA MACAIRA LOURO - Orientador
MARGARETE AFONSO DE SOUSA - Coorientador
Catalogação: 29/JAN/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51379@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51379@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51379
Resumo:
A necessidade mundial por uma matriz energética alternativa ao uso dos combustíveis fósseis é emergencial e para isso devemos recorrer às formas alternativas de geração de energia, como, por exemplo, a fonte solar fotovoltaica, que vem ganhando amplo destaque no cenário mundial e hoje é uma das indústrias que mais cresce em todo o planeta. Diante das dificuldades relacionadas à geração de energia através de fontes renováveis, a modelagem e previsão de séries temporais surgem como ferramentas fundamentais a fim de reduzir essas incertezas. Dado esse contexto, o presente trabalho apresenta uma detalhada análise descritiva da série horária de geração solar de uma usina fotovoltaica, com potência instalada de 75MW, localizada no Nordeste do Brasil, trazendo suas principais características, onde pode-se destacar a dupla sazonalidade. Em seguida, com base nessas propriedades, são comparadas as capacidades preditivas de três métodos estatísticos de previsão de séries temporais, sendo um deles um método de suavização exponencial com a série ajustada através de um método de decomposição sazonal, o outro um método que combina métodos de suavização exponencial com termos de Fourier e, por fim, um método de regressão dinâmica harmônica. Utiliza-se a métrica do MASE para avaliar a capacidade dos métodos, e o método de suavização exponencial com a série ajustada sazonalmente foi aquele que obteve a melhor performance no geral.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF