Título: | ANÁLISE DA GESTÃO DE UMA MICROEMPRESA: O ESTUDO DE CASO DA UNA VELAS | ||||||||||||
Autor(es): |
GABRIELA MEIRELLES MIRANDA VERONICA DE OLIVEIRA GAPSKI |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARCELO XAVIER SEELING - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 28/JAN/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51373@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51373 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente monografia trata de uma análise da gestão de uma microempresa brasileira do setor de decoração. São abordados temas como a gestão da cadeia de suprimentos (SCM), logística, gestão financeira e de estoque e custeio do produto. Tais conteúdos são apresentados primeiramente no referencial teórico, a partir do estudo da literatura. O desenvolvimento da pesquisa seguiu a metodologia do estudo de caso único, junto ao método elaborado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) para o projeto MIT GeneSys, do qual o presente trabalho participa. A microempresa estudada é a Una Velas, que produz e comercializa velas aromáticas decorativas. O objetivo principal desta monografia é auxiliar a microempresa em relação à sua gestão, aprimorando suas práticas financeiras. Somado a isso, também contribuir com o desenvolvimento e expansão do projeto MIT GeneSys. Finalmente, são identificados os principais problemas da empresa e propostas soluções práticas de melhoria. Através de análises baseadas na coleta de dados, as oportunidades mais relevantes foram definidas. Foram feitas a medição do ciclo financeiro da empresa, uma ferramenta de controle financeiro do demonstrativo de resultado do exercício, além de um controle de estoque e avaliação da performance dos produtos. A partir do desenvolvimento desses instrumentos, passam a ser oferecidas uma maior gama de insumos para auxiliar na tomada de decisão e no alcance dos objetivos da empresa.
|
|||||||||||||
|