Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: MODELO MATEMÁTICO DE OTIMIZAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA DE GARRAFAS PET E VIABILIZAÇÃO DO USO DE RESINA RECICLADA EM SUA COMPOSIÇÃO NA INDÚSTRIA DE BEBIDAS
Autor(es): BIANCA MOREIRA CUNHA
BRUNA ARGENTO DE ALMEIDA
Colaborador(es): BRUNO FANZERES DOS SANTOS - Orientador
Catalogação: 26/JAN/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51344@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51344
Resumo:
Com o passar dos anos, as discussões sobre sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável ganharam força, impactando a sociedade, o setor público e, principalmente, o empresarial. Produtos que eram vistos antigamente como alternativas benéficas para o consumidor e indústria, agora são pontos de atenção em diversos lugares no mundo. Isso porque, o aumento do consumo de produtos, em especial dos descartáveis, não foram acompanhados de uma educação da população e políticas de retorno ou reuso. Principalmente após ser instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em 2010, a logística reversa surge, então, como processo importante para solucionar, ou ao menos mitigar os impactos ambientais causados pelo descarte de lixo. Ela é uma etapa da cadeia responsável desde o recolhimento dos resíduos produzidos até a sua destinação correta. Atualmente, um dos materiais que mais impacta o ambiente é o plástico, cuja embalagem PET é um importante componente. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo otimizar um problema de programação não linear mista de dois estágios considerando um agente avesso a risco. O modelo foi linearizado e reescrito como um problema amostral, possibilitando a sua solução em solvers comerciais. Além de visar um aumento da coleta das embalagens pós consumo, o modelo busca viabilizar o aumento de material reciclado nas próximas garrafas plásticas disponibilizadas no mercado. A estratégia é incentivar as cooperativas de catadores, comprando a matéria prima por um valor mais alto, reduzir os intermediários da cadeia e assim, conseguir revender o PET descartado para usinas de reciclagem a um preço mais barato. Essa redução oferecida poderia ser retornada à empresa, por meio de um desconto dado no produto final, a resina PET reciclada. A partir disso, foi realizado um estudo de caso, utilizando-se da realidade de uma companhia do ramo de bebidas na região da grande São Paulo, uma das indústrias que mais consome PET. Algumas das variáveis estratégicas foram variadas, possibilitando a análise do seu impacto no custo final do projeto. Foi possível concluir que, mesmo com os custos de infraestrutura e um aumento de 5 porcento de resina reciclada na composição da garrafa, quando comparado com a realidade atual, obteve-se uma economia de aproximadamente 224 mil reais por mês na produção de 8575T de garrafas com a solução sugerida.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF