Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: GERENCIAMENTO POR CATEGORIAS: IMPLEMENTAÇÃO E IMPACTOS DA METODOLOGIA EM UMA EMPRESA DO VAREJO ALIMENTÍCIO
Autor(es): GIULIA TEDESCHI PIVATELLI
MARIA WOLFRING SIMOES
Colaborador(es): LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES - Orientador
Catalogação: 25/JAN/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51338@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51338
Resumo:
O aumento da concorrência entre organizações vem pressionando as empresas a adotarem estratégias para aumentar suas vantagens competitivas, além da disputa baseada no preço. O Gerenciamento por Categorias é uma ferramenta fundamental na estratégia de sortimento, através do estreitamento da relação entre varejista e fornecedor e proporcionando um melhor entendimento dos hábitos e perfis dos consumidores, que se tornam um diferencial frente a seus concorrentes. O principal objetivo deste estudo é analisar as definições, método de implementação e processos impactados pelo Gerenciamento por Categorias em uma empresa, assim como, explorar as particularidades do caso estudado e os resultados obtidos. A metodologia utilizada na pesquisa foi do estudo de caso sobre a implementação da ferramenta baseada em um sortimento eficiente para o aumento do número de vendas e lucratividade em uma empresa do setor do varejo alimentício. Foi utilizado como instrumento de coleta entrevistas semiestruturadas e bases de dados da empresa e como estratégia de análise de dados a de adequação ao referencial teórico presente nesse trabalho. A implementação do Gerenciamento por Categorias resultou em melhorias significativas para a empresa, do aumento de lançamentos de produtos bem-sucedidos, à redução de estoque parado e o aumento da margem bruta das categorias estudadas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF