Título: | OTIMIZAÇÃO DA OPERAÇÃO DE DELIVERY: ESTUDO DE CASO DA MARCA DE CULINÁRIA ITALIANA SPOLETO | ||||||||||||
Autor(es): |
FELIPE BEGNI PADILHA GABRIELA HADID |
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Colaborador(es): |
MARCELO XAVIER SEELING - Orientador |
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Catalogação: | 25/JAN/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51331@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51331 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A operação de delivery vem crescendo cada vez mais, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Muitas empresas consolidadas estão enfrentando o desafio de adaptar suas operações para não ficarem ultrapassadas com relação às inovações e às mudanças que o mercado de consumo está passando. A rede de culinária italiana Spoleto encontra-se nesta situação, precisando adaptar suas atividades para que possa oferecer a melhor experiência no serviço de delivery para seus clientes. Com isso, foram estudadas e aplicadas três ferramentas para auxiliar a empresa a atingir os seus objetivos. As ferramentas escolhidas foram: benchmarking, estudo de tempos e movimentos e estudo de arranjo físico. Com o emprego destas ferramentas foi possível diagnosticar os principais problemas e propor soluções para a empresa Spoleto melhorar a sua operação. Entre outros pontos de oportunidades de melhoria identificados, através de pesquisas e de benchmarking sobre operações de outras empresas, verifica-se que as dark kitchens são uma tendência muito relevante no mercado de delivery. Essa estratégia pode ser viabilizada para a rede Spoleto e pode chegar a reduzir em 30 porcento o investimento inicial dos novos restaurantes, de forma que o payback possa ocorrer em até 6 meses antes do que é esperado hoje. O estudo de tempos e movimentos realizado junto com o estudo de layout, se bem implementados, com o reposicionamento dos equipamentos no restaurante e otimização dos tempos das tarefas, pode chegar a gerar um ganho de 5,27 porcento no tempo da operação existente. Dessa forma, acredita-se que o Spoleto pode melhorar a eficiência da sua operação de delivery.
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