Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PESQUISA EXPLORATÓRIA SOBRE A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE EM EMBALAGENS ALIMENTÍCIAS NOS SUPERMERCADOS
Autor(es): ANNA CAROLINA MINETTI CAMARINHA
RAYANE ALVES BARROSO FARIA
Colaborador(es): VENETIA MARIA CORREA SANTOS - Orientador
Catalogação: 22/JAN/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51326@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51326
Resumo:
O avanço tecnológico mundial e as inovações que vêm surgindo, atualizando e melhorando diversos setores, junto as mudanças de hábito, proporcionaram um aumento do consumo nas últimas décadas, gerando uma larga expansão na produção e dependência cada vez maior de embalagens. O uso desenfreado das embalagens e seu descarte, exacerbado e inadequado, geram um grande volume de resíduos sólidos, responsáveis por relevantes impactos ambientais no planeta. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar a substituição de embalagens convencionais plásticas por outras alternativas de embalagens sustentáveis no setor alimentício. A metodologia adotada abrange os mapeamentos do comportamento do público alvo; e das embalagens utilizadas para frutas e legumes em dois supermercados cariocas. Ainda, foi mapeado o perfil embalagens presentes nas compras de duas residências de classe média. Verificou-se, a predominância do uso de plásticos, papelão e isopor para envasar alimentos, sendo as opções mais baratas e atrativas para as empresas. Após, o levantamento de dados foram selecionadas três embalagens para frutas e legumes, de uso significativo nos supermercados avaliados: bandeja de isopor, copos de plástico e caixas plásticas. As categorias mapeadas representam 42 porcento do volume das embalagens de produção própria dos supermercados estudados. Dessa forma, através de uma planilha comparativa de custos, foi realizada a avaliação de uma possível troca dos itens elencados por alternativas de embalagens mais sustentáveis, nas três categorias de embalagens abordadas nos supermercados entrevistados. O presente trabalho, constatou que mesmo com os desafios mercadológicos de alto custo de produção e necessidade de mais investimentos e pesquisas em novos materiais e novas tecnologias, já existe uma perspectiva de mudança nesse cenário, e que é viável, economicamente, a substituição em algumas categorias de embalagens, pelas de PLA (como no caso dos copos plásticos de 500ml). Além disso, existe a opção da compra compartilhada, que pode baratear esses custos dos produtos sustentáveis.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF