Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: MILA: UM ESTUDO DE CASO DE UM ASSISTENTE VIRTUAL PARA O DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
Autor(es): CAIO MARCUS BRANDAO DE CARVALHO PONTES
RAFAEL MARTINS GOZZI
Colaborador(es): GUSTAVO COSTA GOMES MOREIRA - Orientador
Catalogação: 21/JAN/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51317@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51317
Resumo:
Ciente dos desafios atuais de mercado e das inúmeras soluções, que tem surgido justamente para as demandas existente, trazemos para este trabalho de conclusão de curso um recurso extremamente em voga no momento, ainda que não seja efetivamente recente, os chatbots ou assistentes virtuais. Cada vez mais disponível em inúmeras aplicações para diversos setores, os chatbots vem para facilitar o trabalho de muitas empresas, desde o trato com o cliente de forma mais pragmática com a resposta de dúvidas, até contemplando o pré e pós venda em um canal de vendas, fora outras inúmeras aplicações. Nosso projeto consiste no desenvolvimento de um assistente virtual para auxiliar o departamento de RH focado em demandas passíveis de automação utilizando boas práticas para a criação de um chatbot. A implementação conta com o conhecimento por trás desse recurso, como inteligência artificial e linguagem natural, e a utilização do framework do Google, o Dialogflow. O projeto tem como objetivo estruturar um agente do Dialogflow para ser utilizado na área da Gerência de Recursos Humanos da PUC-Rio e avaliar o seu desempenho e aceitação dentre os colaboradores da área. Esse protótipo poderá ser utilizado como ponto inicial na implantação de um chatbot mais robusto, abrangendo diversas atividades da gerência universitária e integrações com outros sistemas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF