Título: | DETERMINAÇÃO DE POTENCIAIS LOCAIS PARA O CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DA CERVEJARIA THREE MONKEYS BEER NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO/RJ | ||||||||||||
Autor(es): |
GABRIEL AUBRY BARREIRA NATALIA VILHENA DA CRUZ NASCIMENTO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
ADRIANA LEIRAS - Orientador RAFAEL DA SILVA NUNES - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 21/JAN/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51316@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51316 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Com o crescimento da cultura cervejeira no país, observa-se cada vez mais o nascimento de microcervejarias em busca de um espaço no mercado. A alta concorrência e as dificuldades do compartilhamento de uma fatia do mercado muito restrita as obriga a se reinventarem em suas operações. Frente a isso, o presente estudo tem como objetivo analisar espacialmente a cidade do Rio de Janeiro em busca de potenciais locais para a cervejaria artesanal Three Monkeys Beer ter um centro de distribuição na cidade, baseado na escolha de cinco diferentes critérios. Uma vez definidos pela empresa e ponderados pelo método AHP, com auxílio do software de geoprocessamento ArcGis, os critérios adotados são transformados em mapas para que, ao final, traduzam o panorama do município e retornem regiões com maior e menor potencial para receber o galpão logístico. Por mais que tenha havido desafios em relação às etapas do trabalho, é possível perceber que o método utilizado forneceu resultados pertinentes e coerentes com o objetivo traçado, como o destaque da zona oeste da cidade, a qual apresentou excelente pontuação final. Apesar da cervejaria já possuir um centro de distribuição atualmente, a perspectiva de crescimento nos próximos anos permite estudar possíveis novos caminhos para um melhor planejamento e otimização das operações logísticas da empresa.
|
|||||||||||||
|