Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISE DA ATRATIVIDADE ECONÔMICA DA COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA NOS DIFERENTES AMBIENTES DE CONTRATAÇÃO CONSIDERANDO NOVAS OPÇÕES DE FINANCIAMENTO DISPONÍVEIS
Autor(es): GABRIELLA MEIRA LEITE DANTAS
Colaborador(es): FERNANDO LUIZ CYRINO OLIVEIRA - Orientador
Catalogação: 15/JAN/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51264@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51264
Resumo:
Com a tendência de crescimento da demanda no Ambientação de Contratação Livre (ACL), torna-se fundamental a existência de opções de financiamento que viabilizem projetos neste mercado. Nesse contexto, o BNDES lançou, em 2019, uma metodologia de avaliação de crédito voltada para projetos comprometidos no ACL. Em paralelo, novas fontes de financiamento têm se tornado cada vez mais relevantes, como debêntures e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Destarte, este trabalho tem como objetivo avaliar a atratividade da comercialização de energia por usinas eólicas e solares no ACL, considerando diferentes arranjos de financiamento. Através da metodologia de Fluxo de Caixa Descontado, é calculada a distribuição de probabilidade da Taxa Interna de Retorno (TIR), a partir de diferentes cenários de Preços de Liquidação de Diferenças (PLD). A TIR obtida no Ambiente de Comercialização Regulada (ACR) é usada como benchmark. Os resultados indicam que é possível obter retornos significativamente maiores no ACL.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF