Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: UMA METODOLOGIA PARA CÁLCULO DE SEAFASTENING EM CAMPANHAS OFFSHORE
Autor(es): ROMULO RODRIGUES ALVES SMIDERLE CORTI
Colaborador(es): IVAN FABIO MOTA DE MENEZES - Orientador
MARCELO COIMBRA GUERREIRO BRASIL - Coorientador
Catalogação: 12/JAN/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51233@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51233
Resumo:
A produção de óleo e gás no Brasil se concentra na exploração offshore, que apresenta altos desafios tecnológicos por operar em mar aberto, geralmente distante da costa e em altas profundidades. Neste contexto, a atividade de transporte e movimentação de cargas nos navios em alto mar se torna de extrema relevância, sendo necessário implementar um eficiente sistema de amarração das cargas transportadas em barcos e navios. Por esta razão, antes de qualquer campanha offshore é necessário a elaboração de um estudo que garanta que nenhum equipamento vai se mover no deck do navio durante as operações. Este estudo, denominado de seafastening, é imprescindível uma vez que dá ao projeto a segurança nas diversas atividades de transporte em ambientes marítimos. O presente trabalho objetivou desenvolver uma metodologia para elaboração de um relatório de cálculo de seafastening. Foram aplicadas as diretrizes definidas em normas internacionais para calcular as acelerações, a capacidade mínima das cintas de amarração e os esforços em batentes e soldas usados para a fixação dos equipamentos. Foram utilizados os dados típicos de navios, equipamentos e dispositivos de fixação de projetos atuais de campanhas offshore com o propósito de simular suas disposições no deck do navio e avaliar sua condição de estabilidade. Os resultados revelaram que a aplicação da sistemática de cálculos por meio das equações definidas nas normas se mostrou muito prática e eficaz. A simulação com a metodologia desenvolvida resultou em um diagnóstico confiável na avaliação da condição se estabilidade. A utilização dos dispositivos de fixação aplicados resultou na estabilidade de todos os equipamentos avaliados.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF