Título: | LICITAÇÃO PÚBLICA DA RODOVIA DE INTEGRAÇÃO DO SUL: ANÁLISE COM VALUATION DA CONCESSÃO E AVALIAÇÃO DE OPÇÕES REAIS | ||||||||||||
Autor(es): |
ANTONIO CANDIDO GRABOWSKY FERNANDES BASTO |
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Colaborador(es): |
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO - Orientador |
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Catalogação: | 24/ABR/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47649@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47649@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47649 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este estudo analisa a licitação da Rodovia de Integração do Sul para desenvolver uma compreensão do impacto dos investimentos obrigatórios previstos em contrato de concessão na rentabilidade e, consequentemente, no valuation do projeto. Para realizar esta análise foi utilizada a abordagem clássica de valuation baseada no desconto de fluxos de caixa e também a abordagem de precificação de opções reais, utilizando o modelo de Black-Scholes e implementando um Opção Real no modelo financeiro do projeto. O estudo procurou desenvolver uma opção que desse maior autonomia para a empresa em relação a obrigatoriedade imposta no contrato, mudando a linha do tempo do investimento e prevendo que os investimentos obrigatórios só teriam que ser executados à partir o ano 10 da concessão de 30 anos. O modelo de BlackScholes consegue precificar o valor da opções reais e, por isso, ajuda a avaliar se a mudança na linha do tempo dos investimentos poderia gerar maior valor para o projeto. O estudo revelou que a adição de uma opção não traz maior atratividade para o projeto neste caso nas condições propostas. O resultado deste estudo traz oportunidade futuras de novas projeções e simulações para maiores entendimentos em relação aos projetos de licitações públicas.
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