Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ASPECTOS SOBRE O AMBIENTE PROFISSIONAL PARA O GÊNERO FEMININO NA PERCEPÇÃO DE LÍDERES MULHERES
Autor(es): TATIANA FARIAS ARAUJO
Colaborador(es): ANDREA GOMES BITTENCOURT - Orientador
Catalogação: 22/ABR/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47608@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47608@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47608
Resumo:
O estudo tem como objetivo observar e analisar aspectos no ambiente profissional para o gênero feminino, mediante a percepção de líderes femininas, e considerando ascensão das mesmas no ambiente de trabalho. Apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto teórico, como primeiro processo, com autores como Mendes (2017), Simões (2012), Franco (2009) e entre outros, buscando teorias relacionadas com o tema proposto, e levando em consideração levantamento de dados atuais, mediante fontes de pesquisa confiáveis, por exemplo, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Great Place to Work, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e outros, para entender sobre situação das mulheres mais especificamente no mercado de trabalho, mediante suas dificuldades e fatores relevantes sobre as condições de desigualdade e diferenças em relação ao gênero oposto. Para fornecimento de dados para o estudo, como critério para seleção dos respondentes, nesta pesquisa, foi utilizado o gênero feminino, mulheres que atuem no mercado de trabalho em posições de liderança e que ocupem cargos de coordenação, gerência, diretoria e CEO s, dentro de suas empresas. Mediante isto, dentre 116 respondentes totais do questionário divulgado, o grupo alvo da pesquisa objetivou se em 49 respostas para análise. De acordo com dados coletados diversas análises foram realizadas desde dupla jornada de trabalho, participação feminina no mercado, variação salarial de gênero, planos de cargos e salários, descriminações e preconceitos existentes, enfrentadas por mulheres, no mercado de trabalho atual, dentro das organizações.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF