Título: | COMPORTAMENTO FINANCEIRO E O ENDIVIDAMENTO DE JOVENS CARIOCAS | ||||||||||||
Autor(es): |
MATHEUS CABRAL BRAZ |
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Colaborador(es): |
LIANA RIBEIRO DOS SANTOS - Orientador |
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Catalogação: | 20/ABR/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47582@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47582@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47582 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho estudou padrões do comportamento financeiro dos jovens, e analisou quais fatores desse comportamento podem estar contribuindo para o endividamento desse público. Foi realizado também um estudo sobre o mercado de crédito brasileiro. Foi feita uma pesquisa com jovens do Rio de Janeiro, sendo a maioria deles estudantes de graduação ou recém-formados. Foi estudado o comportamento financeiro do público, principalmente no que diz respeito ao consumo; sua relação com o crédito e o quanto esses jovens estão se endividando. O estudo revelou que esses jovens consomem frequentemente de maneira impulsiva, e tem uma relação de quase dependência com o crédito. Mostrou também que esse público tem conhecimento deficitário sobre endividamento, capital próprio e de terceiros. Esse cenário, no entanto, na maioria dos casos não resultou em endividamento. O resultado deste estudo traz oportunidades para pesquisas mais aprofundadas do tema, sendo de interesse tanto para o público estudado, como para instituições ativas no mercado de crédito brasileiro.
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