Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: MINERAÇÃO DE PROCESSOS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA FINANCEIRA
Autor(es): JULIANA AZEREDO DOS ANJOS LEITAO FURLAN
LUIZA MACHADO PEREIRA
Colaborador(es): SILVIO HAMACHER - Orientador
RICARDO ALFREDO QUINTANO NEIRA - Coorientador
Catalogação: 16/ABR/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47490@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47490
Resumo:
Este trabalho apresenta diversas análises realizadas a partir de um histórico de eventos real, extraído do sistema de informações de um banco holandês e disponibilizado através do concurso Business Process Intelligence Challenge 2017. Este histórico contém 1.202.267 eventos e 31.509 casos, referentes a um processo de concessão de crédito. Inicialmente, o trabalho apresenta um referencial teórico, importante para a compreensão básica da mineração de processos. Em seguida, apresenta-se a análise realizada deste histórico de eventos concedido pela instituição financeira em diferentes perspectivas e níveis do processo, através da utilização dos sistemas Disco e Excel. Ao longo deste trabalho, são explicitados os métodos e os resultados obtidos. Dentre estes resultados, concluiu-se a existência de trabalhadores especialistas em determinadas atividades e uma maior probabilidade de aceitação de ofertas, quando estas têm valor igual ou superior ao valor solicitado pelo cliente. Através de análises, conclui-se também uma relação diretamente proporcional entre o número de ofertas do banco e o percentual de aceitação destas ofertas pelo cliente, assim como uma relação diretamente proporcional entre estas aceitações e o número de vezes que existe contato entre o banco e o cliente. Por fim, são apresentadas sugestões de melhoria no processo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF