Título: | O PATROCÍNIO ESPORTIVO COMO ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO: O CASO FLUMINENSE-UNIMED | ||||||||||||
Autor(es): |
HENRIQUE HAMAWY |
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Colaborador(es): |
FABIO DE OLIVEIRA PAULA - Orientador |
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Catalogação: | 15/ABR/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47474@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47474@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47474 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Em um mercado cada vez mais competitivo, empresas de todos os segmentos buscam maneiras de se diferenciar das concorrentes. No âmbito esportivo, o patrocínio vem ganhando destaque, formando parcerias que fortalecem tanto os clubes como as empresas. Essas parcerias visam melhorar o desempenho do time dentro de campo, a contratação de melhores jogadores e a melhoria de imagem do time, atraindo a torcida e fortalecendo os times. Porém, para ter sucesso em um patrocínio, um estudo e uma avaliação estratégica da melhor forma de atuação se fazem necessários, para assim, o clube se
diferenciar de seus rivais, e agregar valor para a marca. Um famoso caso de patrocínio esportivo e aliança estratégica foi entre Fluminense e Unimed, o que possibilitou que o clube tivesse mais dinheiro para investir, contratasse melhores jogadores e melhorasse o desempenho dentro de campo, se diferenciando,
assim, de seus rivais. Visto isso, o trabalho busca analisar o caso citado, entendendo como os clubes podem se diferenciar dos rivais e concorrentes com um patrocínio, para assim, alcançar seus objetivos dentro e fora de campo.
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