Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISES E PERSPECTIVAS SOBRE LOGÍSTICA REVERSA DE LIXO ELETRÔNICO
Autor(es): BRUNO FROHMULLER SZNEJDER
MAYARA DA ROCHA VENANCIO ALONSO DA SILVA
Colaborador(es): LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO - Orientador
BRUNO DUARTE AZEVEDO - Coorientador
Catalogação: 14/ABR/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47439@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47439
Resumo:
Diversos países no mundo vêm enfrentando um complexo cenário frente ao crescimento acelerado de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos e, consequentemente, sendo expostos aos riscos associados ao descarte inadequado destes materiais. Neste contexto, o presente trabalho final de curso em Engenharia de Produção tem como objetivo analisar as perspectivas apresentadas em diferentes países do mundo sobre a logística reversa na redução mundial de waste electrical and electronic equipment (WEEE). Para gerar uma fundamentação para esta análise, o estudo aprofunda o conteúdo baseando-se em diferentes países, a fim de realizar uma comparação cruzada entre eles. Países desenvolvidos, como Alemanha, Estados Unidos e Suíça, foram analisados e comparados a países em desenvolvimento como Brasil, Índia e China (todos dentro dos BRICS) com o intuito de buscar pontos de divergência e convergência sobre o método de aplicação da logística sobre a ótica do lixo eletrônico. Assim sendo, este trabalho pôde concluir que a quantidade de regulamentações existentes em cada país não é crucial para as taxas de retorno dos WEEEs. A eficácia destas legislações é o que de fato convém para a questão da logística reversa, pois a realidade dos países estudados é muito distinta, principalmente, aqueles que, além de lidar com seu próprio resíduo gerado, precisam se preocupar com as importações ilegais.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF