Título: | FATORES QUE FACILITAM OU DIFICULTAM A PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||
Autor(es): |
DAVI FREIRE DE SOUZA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARCOS COHEN - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 07/ABR/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47376@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47376@2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47376 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho tem como objetivo final entender quais são os principais fatores que facilitam ou dificultam a produção e a comercialização de produtos orgânicos no estado do Rio de Janeiro e como se atua para superar os fatores dificultadores. Destacam-se as parcerias como fatores facilitadores. Estas parcerias envolvem a formação de laços de confiança entre produtores (cooperativas) e produtores e vendedores, que ajudam a encurtar a cadeia de suprimento, aumentando os lucros de produtores. Já como fatores dificultadores, os custos e a falta de certificação de vendedores apareceram como os mais destacados. As parcerias entre fornecedores, a adoção de certificação SPG por produtores e a venda de produtos certificados são estratégias que aparecem como relevantes na amostra. A atuação de entidades de classe, como a ABIO e a UNACOOP, também se mostrou importante na opinião dos respondentes.
|
|||||||||||||
|