Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: TAG ALONG RIGHT: REGIME JURÍDICO E CONTROVÉRSIAS
Autor(es): PEDRO MELLO MARES-GUIA
Colaborador(es): FRANCISCO ANTUNES MACIEL MUSSNICH - Orientador
Catalogação: 25/MAR/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47243@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47243
Resumo:
Este trabalho visa tratar de um tema presente no ordenamento jurídico brasileiro: o regime jurídico da oferta pública por alienação de controle, conhecida como direito de tag along legal, disposta no artigo 254-A, da Lei n 6.404, de 1976. Tal mecanismo dá-se através do rateio do prêmio de controle, pago ao acionista controlador em caso de alienação de sua participação, com os acionistas minoritários. O que se almeja analisar neste trabalho é que esta divisão do prêmio de controle, de lege ferenda, não possui sustentação lógica por trás do mandamento legal, reduzindo a liquidez das operações de alienação de controle no mercado de capitais, aumentando o custo de transação das operações de alteração de controle de companhias. Adicionalmente, serão analisadas as diversas teorias acerca do legitimado a perceber o prêmio de controle. De lege lata, analisar-se-á as diversas controvérsias advindas da aberta interpretação do dispositivo legal em comento.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF