Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ASPECTOS METODOLÓGICOS PARA AVALIAÇÃO DA COOPERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA COMO MECANISMO DE FOMENTO À INOVAÇÃO: ESTUDO DE CASO KUNUMI
Autor(es): CARMEM CELES ABRANTES
GABRIELE DA SILVA SANTOS
Colaborador(es): VENETIA MARIA CORREA SANTOS - Orientador
Catalogação: 17/MAR/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47098@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47098
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo a realização de um estudo de caso de uma empresa de tecnologia brasileira. É analisada a cooperação universidade-empresa baseando-se no modelo da hélice tríplice de Etzkowitz (2013). O estudo visa compreender como a empresa construiu um formato de colaboração de sucesso no ecossistema brasileiro e objetiva também demonstrar como esse relacionamento, quando bem estruturado, contribui para o estímulo da inovação e é benéfico para as instituições e para a sociedade como um todo. Assim, primeiramente, é feita uma contextualização a respeito da inovação, tecnologia e do ecossistema brasileiro, para maior entendimento da conjuntura socioeconômica. Em seguida, é exposto o referencial teórico relativo ao conceito de hélice tríplice para embasar os fundamentos da cooperação. Posteriormente, é apresentado o estudo aprofundado acerca da Kunumi, startup de inteligência artificial brasileira. Para isso, foi selecionada a metodologia de Canvas para parceria com universidades desenvolvido por Frolund, Murray e Riedel (2017) publicado na MIT Sloan Management Review. Esta metodologia foi utilizada como forma de avaliação e enquadramento do formato de parceria de empresas com universidades. Em seguida compara-se o estudo com outros dois exemplos norte-americanos citados no artigo, de modo a discutir e explorar a cooperação universidade-empresa na prática. Por fim, conclui-se que a Kunumi preza por um relacionamento de longo prazo com seus parceiros, acarretando um modelo contínuo de contato com novas tecnologias e iniciativas de pesquisa. Ao mesmo tempo, percebe-se que os resultados também são factíveis no longo prazo, principalmente o desenvolvimento de novos projetos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF