Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO ATRAVÉS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: PESQUISA EXPLORATÓRIA
Autor(es): BRUNO MADRUGA DA COSTA BINELLO
NICOLLE LOBO CAMPOS SALGADO
Colaborador(es): RICARDO YOGUI - Orientador
Catalogação: 16/MAR/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47093@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47093
Resumo:
A pesquisa realizada busca evidenciar como os modelos de negócios das diversas organizações hodiernas está se transformando por conta da transformação digital ocorrida na última década. Mudanças de práticas sociais devidas ao advento das modernizações acabam por alterar o escopo competitivo dos mercados e, também, remodelam maneiras como empresas lucram e se destacam no atual contexto. Em uma esfera globalizada onde há proliferação de tecnologias e o uso exponencial da Internet, faz-se necessário estimular cada vez mais os processos de inovação. Os mesmos apresentam fundamental mérito para a prosperidade das empresas as quais, atualmente, devem se adequar as contínuas mudanças dos consumidores com o objetivo de sustentar suas vantagens competitivas. Diante disso, firmas de diversos ramos estão criando modelos de negócios inovadores em que ao aproximar o setor de Tecnologia da Informação às decisões da alta gerência, direcionam o negócio tradicional para um paradigma mais contemporâneo e digital. Privilegiando referências de teses de doutorado, dissertações de mestrado, livros e artigos acadêmicos; foi possível ilustrar construtos sobre Inovação, Transformação Digital, Modelos de Negócio Inovadores e Tecnologias Emergentes. Ademais, foi realizada uma coleta de dados com alguns textos-base que demonstrassem ser mais relevantes para o estudo, isto é, que evidenciassem ter relação direta com o tema de modo a fortalecer os construtos apresentados. Identificou-se pontos de tangência entre conceitos de Modelos de Negócio Inovadores e Tecnologias Emergentes; comprovando que para empresas modernas obterem sucesso é crucial atualizar-se ao passo do mercado e flexibilizar as operações para seguir a imprevisibilidade e dinamismo do mercado.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF