Título: | NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO ATRAVÉS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: PESQUISA EXPLORATÓRIA | ||||||||||||
Autor(es): |
BRUNO MADRUGA DA COSTA BINELLO NICOLLE LOBO CAMPOS SALGADO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
RICARDO YOGUI - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 16/MAR/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47093@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47093 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A pesquisa realizada busca evidenciar como os modelos de negócios das diversas
organizações hodiernas está se transformando por conta da transformação digital ocorrida na
última década. Mudanças de práticas sociais devidas ao advento das modernizações acabam
por alterar o escopo competitivo dos mercados e, também, remodelam maneiras como
empresas lucram e se destacam no atual contexto. Em uma esfera globalizada onde há
proliferação de tecnologias e o uso exponencial da Internet, faz-se necessário estimular cada
vez mais os processos de inovação. Os mesmos apresentam fundamental mérito para a
prosperidade das empresas as quais, atualmente, devem se adequar as contínuas mudanças dos
consumidores com o objetivo de sustentar suas vantagens competitivas. Diante disso, firmas
de diversos ramos estão criando modelos de negócios inovadores em que ao aproximar o setor
de Tecnologia da Informação às decisões da alta gerência, direcionam o negócio tradicional
para um paradigma mais contemporâneo e digital. Privilegiando referências de teses de
doutorado, dissertações de mestrado, livros e artigos acadêmicos; foi possível ilustrar
construtos sobre Inovação, Transformação Digital, Modelos de Negócio Inovadores e
Tecnologias Emergentes. Ademais, foi realizada uma coleta de dados com alguns textos-base
que demonstrassem ser mais relevantes para o estudo, isto é, que evidenciassem ter relação
direta com o tema de modo a fortalecer os construtos apresentados. Identificou-se pontos de
tangência entre conceitos de Modelos de Negócio Inovadores e Tecnologias Emergentes;
comprovando que para empresas modernas obterem sucesso é crucial atualizar-se ao passo do
mercado e flexibilizar as operações para seguir a imprevisibilidade e dinamismo do mercado.
|
|||||||||||||
|