Título: | DIÁSPORA NORDESTINA ANUNCIADA PELA MÚSICA: PENSANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO NAS ESCOLAS DO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||
Autor(es): |
MARCOS REGINALDO DA SILVA |
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Colaborador(es): |
EDUARDO PIMENTEL MENEZES - Orientador |
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Catalogação: | 13/MAR/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47065@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47065 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho é norteado pela noção de Diáspora Nordestina, apoiando-se nos conceitos de Diáspora vigente, apresentados por HALL (2013) e ANJOS (2012). Para a concepção da noção pretendida, fundamenta-se nos conceitos de território e lugar, apropriando-se das áreas de atuação da geografia
cultural e da população. Sobretudo, são analisados os processos de migração do período colonial e do nordeste em direção ao sudeste do Brasil, e também a concentração de terras e coronelismo pertencentes ao segundo processo para tal compreensão. Além do mais, como metodologia da pesquisa foram feitas
entrevistas com Alunos do Ciep Ayrton Senna da Silva e seus Pais, por meio de questionários compostos por perguntas abertas, o que caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa. E portanto, como elemento crucial para análise e compreensão do espaço, foi usado a música, esta que foi escolhida como
ferramenta central da pesquisa, e logo, foi o que norteou a elaboração das questões. E também, na pergunta final do questionário dos alunos foi pedido aos mesmos que fizessem desenhos dos quais estes serviram como mais um elemento de apoio e análise do espaço geográfico.
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